This content is blocked due to privacy reasons, you need to allow the use of cookies.
This content is blocked due to privacy reasons, you need to allow the use of cookies.

Experiência profissional:

• Nome: Luan Felipe de Sousa Dantas;
• Psicólogo clínico;
• C.R.P. 05/63948;
• Atuação: Psicoterapia | Avaliação Psicológica | Hipnoterapia;
• Local de atendimento: Avenida Dom Helder Câmara, 6644 – Sala 513 (DHC Offices) – Pilares – Rio de Janeiro;
• Atendimento: Somente com horário agendado;
• Faixa etária de atendimento: Adolescentes, adultos e idosos.

Nome em citações bibliográficas: DANTAS, L. F. S.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8012323201011615

Formação acadêmica/titulação:

•2022 – Atual – Pós Graduação em Psicologia Existencial – Insituto Líbano (Em andamento)

•2022 – Atual – Pós Graduação em Psicologia do trânsito – Insituto Líbano (Em andamento)

• 2021 – 2022 – Pós Graduação em Avaliação psicológica e Psicodiagnóstico

• 2016 – 2020 – Graduação em Psicologia. Centro Universitário Celso Lisboa, CELSO LISBOA, Brasil.

Título da monografia: Aspectos teóricos dos conceitos de inconsciente e não consciente..
Orientador: Rodolfo Souza.

Formação Complementar:

2025 – 2025 – A prática baseada em evidências em psicologia – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Fundamentos do pensamento científico e metodologia de pesquisa – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Interpretação de resultados – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – A prática baseada em evidências – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Filosofia da ciência para psicólogos e psiquiatras – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Objetividade e neutralidade na prática baseada em evidências – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – História da saúde mental – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Pressupostos filosóficos do behaviorismo radical e análise do comportamento – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Fundamentos filosóficos e teóricos da TCC – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Conceitos básicos da análise do comportamento – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Teoria das molduras relacionais – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – A história das terapias comportamentais – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Psicopatologia – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Formulação de caso clínico – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Monitoramento de progresso e mensuração de resultados – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Análise funcional do comportamento – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Psicoterapia baseada em processos na prática clínica – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Transtornos psiquiátricos – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Terapia cognitivo-comportamental – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Ativação comportamental – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Terapia comportamental dialética (DBT) – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – ACT – Terapia de aceitação e compromisso – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Introdução e prática do protocolo transdiagnóstico – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Dos protocolos aos componentes de intervenção clínica – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Validação – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Relação terapêutica – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Valores – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Psicoeducação – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Aceitação – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Mindfulness – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Entrevista motivacional – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Manejo de contingências – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Autogerenciamento – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Resolução de problemas – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Reestruturação cognitiva e experimento comportamental – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Desfusão cognitiva – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Terapia de exposição – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Análise funcional e questionamento socrático – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Regulação emocional – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Competências multiculturais – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Avaliação e tratamento da suicidalidade – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Conceitos básicos de neurociências – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Neurobiologia do sono/vigília – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Aspectos clínicos do sono – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Bases biológicas e farmacológicas da ação dos psicofármacos – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Cérebro e intestino – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Genética e ambiente – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Vício em apostas online: avaliação e tratamento – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Ciência comportamental a serviço da felicidade – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Experiências anômalas – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Dor crônica e ACT – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Depressão e TCC – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Intervenções baseadas em evidências para transtornos alimentares – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Obesidade – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Psicologia e nutrição – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
2025 – 2025 – Ansiedade e terapia comportamental – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências – InPBE
• 2022 – 2022 – Atendimento em telepsicologia a pacientes com diagnóstico oncológico. (Carga horária: 2h).
PSICOLOGIA VIVA, PV, Brasil.

• 2022 – 2022- Entendimento sobre prontuário. (Carga horária: 1h).
PSICOLOGIA VIVA, PV, Brasil.

• 2022 – 2022 – Curso de Marketing para psicólogos nível 1 e 2. (Carga horária: 2h).
Psicologia Viva Ead, PV EAD, Brasil.

• 2022 – 2022 – Curso de Marketing para psicólogos nível 3 e 4. (Carga horária: 2h).
PSICOLOGIA VIVA, PV, Brasil.

• 2022 – 2022 – Consultório Digital: Curso completo para realização de atendimento online. (Carga horária: 2h).
PSICOLOGIA VIVA, PV, Brasil.

• 2021 – 2021 – Curso de Atualização Psicólogos na Educação. (Carga horária: 40h).
Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

• 2021 – 2021 – Fazer do psicólogo na educação. (Carga horária: 4h).
PSICOLOGIA VIVA, PV, Brasil.

• 2020 – 2020 – Psicologia Clínica. (Carga horária: 220h).
Life Psicologia, LP, Brasil.

• 2020 – 2020 – Curso de Aplicação do WISC-IV. (Carga horária: 6h).
Incantato Psicologia, IPSI, Brasil.

• 2020 – 2020 – Psicologia do Desenvolvimento Humano. (Carga horária: 120h).
Life Psicologia, LP, Brasil.

• 2020 – 2020 – Avaliação Psicológica sem medo. (Carga horária: 6h).
Espaço Fênix Psicologia, EFP, Brasil.

• 2020 – 2020 – Terapia Cognitivo Comportamental. (Carga horária: 120h).
Life Psicologia, LP, Brasil.

• 2019 – 2019 – Introdução a Reabilitação Neuropsicológica. (Carga horária: 3h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

• 2018 – 2019 – Formação em Hipnotrapia. (Carga horária: 100h).
INSTITUTO BRASILEIRO DE HIPNOSE, IBH, Brasil.

• 2016 – 2016 – Inteligência emocional. (Carga horária: 100h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.

• 2015 – 2015 – Hardware. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.

• 2015 – 2015 – Android Avançado. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.

• 2015 – 2015 – Técnicas de vendas. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.

• 2015 – 2015 – Android Básico. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.

• 2014 – 2015 – A voz e a fala no telemarketing. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.

• 2014 – 2014 – Curso de informática. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.

• 2014 – 2014 – Comunicação assertiva. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.

• 2014 – 2014 – Adminstração do tempo. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.

• 2013 – 2013 – Rede de computadores. (Carga horária: 20h).
Mx Cursos Online, MXCURSOS, Brasil.

• 2005 – 2006 – Processamento de dados. (Carga horária: 47h).
Info Treine, INFOTREINE, Brasil.

Projetos de pesquisa:

2020 – 2020
Os caminhos da demanda e a escuta no psicodiagnóstico interventivo
Descrição: O presente trabalho investiga, através de revisão bibliográfica associada com ilustrações de casos clínicos, de que modo a escuta pode auxiliar na compreensão da demanda inicial durante o psicodiagnóstico. Verificou-se que o exercício da prática de psicodiagnóstico interventivo tendo a escuta como ferramenta possibilita um processo não automático, mas sim reflexivo da prática do psicodiagnóstico e a transformação da demanda inicial como um fator importante para compreensão global do sujeito..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Luan Felipe de Sousa Dantas – Integrante / Débora da Silva Sampaio – Coordenador.

2019
Marcadores Psicofisiológicos das Disfunções Executivas em Universitários com Ansiedade
Descrição: Os Transtornos de Ansiedade são acompanhados por alterações na cognição, aos quais impactam e comprometem a realização das atividades diárias e a funcionalidade de quem apresenta o diagnóstico. As disfunções executivas se remetem a dificuldades em planejamento, controle inibitório, memória operacional, entre outras, que podem prejudicar o desempenho na realização de comportamentos direcionados a metas. O presente estudo tem como objetivo investigar o impacto dos sintomas de ansiedade no funcionamento executivo de estudantes universitários. Além disso investigar a relação de marcadores psicofisiológicos na manutenção das disfunções e gravidade dos sintomas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Luan Felipe de Sousa Dantas – Integrante / Carlos Eduardo Nórte – Coordenador.

2016
Avaliação da influencia da regulação emocional na tomada de decisão.
Descrição: Desde a década de 70, diversos modelos teóricos foram desenvolvidos a fim de entender como os seres humanos tomam as decisões. O modelo tradicional visa definir a tomada de decisões como um processo puramente racional, ao qual a análise de custo e benefício de cada uma das opções conduziria a melhor escolha. Entretanto, nas últimas décadas novos modelos teóricos vem sugerido a importância dos aspectos emocionais nesse processo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luan Felipe de Sousa Dantas – Integrante / Richard Ferreira – Integrante / Gabriel Coutinho – Integrante / Renan Pacheco – Integrante / Carlos Eduardo Nórte – Coordenador.

2016
A influencia da memória operacional na tomada de decisão em universitários.
Descrição: A tomada de decisão é considerada uma função cognitiva fundamental para a interação do indivíduo com seu contexto social. Diariamente as pessoas são requeridas a decidirem entre diversos cursos de ação, envolvendo a escolha entre duas ou mais opções, demandando a análise das características dessas opções e a estimativa de consequências futuras acarretadas pela escolha. A memória operacional se refere a nossa capacidade de manipular informações, armazena-las temporariamente, acessar memórias de longo prazo, confrontando-as com as informações novas que estão sendo recebidas sensorialmente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luan Felipe de Sousa Dantas – Integrante / Richard Ferreira – Integrante / Gabriel Coutinho – Integrante / Renan Pacheco – Integrante / Carlos Eduardo Nórte – Coordenador.

2016
A relação da perspectiva temporal e da regulação emocional em estudantes universitários
Descrição: A projeto estuda a orientação e a direção preferencial dos pensamentos e ações de uma pessoa em relação ao passado, ao presente, ou ao futuro e a influência dinâmica nos seus julgamentos, decisões e ações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luan Felipe de Sousa Dantas – Integrante / Richard Ferreira – Integrante / Gabriel Coutinho – Integrante / Renan Pacheco – Integrante / Carlos Eduardo Nórte – Coordenador.

Prêmios e títulos:

• 2017 – Terceiro lugar na VI Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Produções/Apresentações de trabalho/Participações em eventos:

1. DANTAS, L. F. S.; SAMPAIO, D. S. . Os caminhos da demanda e a escuta no psicodiagnóstico interventivo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra). Encontro Acadêmico – Centro Universitário Celso Lisboa.

2. Ponto de encontro: Interlocuções psicanalíticas. 2019. (Exposição).

3. I Reunião Anual do INCog – Neurociências e Cognição: esforços interdisciplinares.. 2017. (Encontro).

4. VI Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica. Perspectiva temporal e regulação emocional de estudantes universitários. 2017. (Feira).

5. A clínica psico-corporal: reflexões.. 2016. (Encontro).

6. A Psicologia aplicada ao esporte.. 2016. (Encontro).

7. A tragédia de Realengo: um olhar sobre as relações, a violência e a saúde nas escolas.. 2016. (Encontro).

8. Comunicação de más notícias: O que a psicologia tem a dizer sobre o sofrimento no âmbito hospitalar. 2016. (Simpósio).

9. Encontro do serviço de psicologia aplicada – Local. 2016. (Encontro).

10. Jornada do serviço de psicologia aplicada – Psicoterapias corporais. 2016. (Encontro).

11. Lúpus e transplante de medula óssea sob a abordagem médica e psicanalítica.. 2016. (Encontro).

12. Seminário de Iniciação Científica. 2016. (Seminário).

13. Evento Científico da Família Descomplicada – Manejo Clínico na Psicoterapia Infanto-Juvenil – o papel do psicólogo na desconstrução do sujeito idealizado. (Encontro).

Capítulos de livros publicados:

1. NORTE, C. E. ; DANTAS, L. F. S. ; FERREIRA, R. . PERSPECTIVA TEMPORAL E REGULAÇÃO EMOCIONAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS.. In: Profª Drª Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Psicologia: A Ciência do Bem-Estar. 1ed.Paraná: Atena Editora, 2021, v. 1, p. 253-262.

Apresentações de Trabalho:

1. DANTAS, L. F. S.; SAMPAIO, D. S. . Os caminhos da demanda e a escuta no psicodiagnóstico interventivo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2. NORTE, C. E. ; COUTINHO, G. ; DANTAS, L. F. S. ; PACHECO, R. ; FERREIRA, R. . Influência da memória operacional na tomada de decisão em universitários. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3. NORTE, C. E. ; COUTINHO, G. ; DANTAS, L. F. S. ; PACHECO, R. ; FERREIRA, R. . Avaliação da influência da regulação emocional na tomada de decisão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4. NORTE, C. E. ; DANTAS, L. F. S. ; COUTINHO, G. ; PACHECO, R. ; FERREIRA, R. . Perspectiva temporal e regulação emocional de estudantes universitários. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).Patentes e registros

Marca registrada:

1. DANTAS, L. F. S.. Psiconsciência. 2018, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 915211564, título: “Psiconsciência” , Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Foto Apresentação - Psicólogo - Luan Felipe de Sousa Dantas - Rio de Janeiro - Psicologia

Busco oferecer um espaço de cuidado em saúde mental e formação continuada em psicologia e psicoterapia para meus pacientes e profissionais, respectivamente.

  • Nas linhas acima, apresentei meu currículo e informo que ele está em constante atualização. Buscar informações sobre a experiência do profissional é crucial para os pacientes, garantindo confiança e alinhamento com suas necessidades, promovendo um relacionamento terapêutico eficaz e enriquecedor.

O processo psicoterapêutico comigo

Durante o processo de psicoterapia ou avaliação psicológica, você pode esperar uma abordagem empática, colaborativa e centrada em suas necessidades. Começaremos com uma avaliação inicial para entender suas preocupações e objetivos terapêuticos. Em seguida, trabalharemos juntos para explorar seus pensamentos, sentimentos e experiências, identificando padrões que possam estar causando desconforto. Utilizando técnicas e abordagens adequadas, trabalharemos para promover o autoconhecimento, desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis e alcançar seus objetivos terapêuticos para uma vida mais gratificante e significativa.

Entre em contato pelo WhatsApp para obter mais informações e agendar a sua consulta.

Este site precisa que você permita o uso de cookies conforme descrito em nossa