Experiência profissional:
• Nome: Luan Felipe de Sousa Dantas;
• Psicólogo clínico;
• C.R.P. 05/63948;
• Atuação: Psicoterapia | Avaliação Psicológica | Hipnoterapia;
• Local de atendimento: Avenida Dom Helder Câmara, 6644 – Sala 513 (DHC Offices) – Pilares – Rio de Janeiro;
• Atendimento: Somente com horário agendado;
• Faixa etária de atendimento: Adolescentes, adultos e idosos.
Nome em citações bibliográficas: DANTAS, L. F. S.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8012323201011615
Formação acadêmica/titulação:
•2022 – Atual – Pós Graduação em Psicologia Existencial – Insituto Líbano (Em andamento)
•2022 – Atual – Pós Graduação em Psicologia do trânsito – Insituto Líbano (Em andamento)
• 2021 – 2022 – Pós Graduação em Avaliação psicológica e Psicodiagnóstico
• 2016 – 2020 – Graduação em Psicologia. Centro Universitário Celso Lisboa, CELSO LISBOA, Brasil.
Título da monografia: Aspectos teóricos dos conceitos de inconsciente e não consciente..
Orientador: Rodolfo Souza.
Formação Complementar:
• 2022 – 2022 – Atendimento em telepsicologia a pacientes com diagnóstico oncológico. (Carga horária: 2h).
PSICOLOGIA VIVA, PV, Brasil.
• 2022 – 2022- Entendimento sobre prontuário. (Carga horária: 1h).
PSICOLOGIA VIVA, PV, Brasil.
• 2022 – 2022 – Curso de Marketing para psicólogos nível 1 e 2. (Carga horária: 2h).
Psicologia Viva Ead, PV EAD, Brasil.
• 2022 – 2022 – Curso de Marketing para psicólogos nível 3 e 4. (Carga horária: 2h).
PSICOLOGIA VIVA, PV, Brasil.
• 2022 – 2022 – Consultório Digital: Curso completo para realização de atendimento online. (Carga horária: 2h).
PSICOLOGIA VIVA, PV, Brasil.
• 2021 – 2021 – Curso de Atualização Psicólogos na Educação. (Carga horária: 40h).
Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
• 2021 – 2021 – Fazer do psicólogo na educação. (Carga horária: 4h).
PSICOLOGIA VIVA, PV, Brasil.
• 2020 – 2020 – Psicologia Clínica. (Carga horária: 220h).
Life Psicologia, LP, Brasil.
• 2020 – 2020 – Curso de Aplicação do WISC-IV. (Carga horária: 6h).
Incantato Psicologia, IPSI, Brasil.
• 2020 – 2020 – Psicologia do Desenvolvimento Humano. (Carga horária: 120h).
Life Psicologia, LP, Brasil.
• 2020 – 2020 – Avaliação Psicológica sem medo. (Carga horária: 6h).
Espaço Fênix Psicologia, EFP, Brasil.
• 2020 – 2020 – Terapia Cognitivo Comportamental. (Carga horária: 120h).
Life Psicologia, LP, Brasil.
• 2019 – 2019 – Introdução a Reabilitação Neuropsicológica. (Carga horária: 3h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
• 2018 – 2019 – Formação em Hipnotrapia. (Carga horária: 100h).
INSTITUTO BRASILEIRO DE HIPNOSE, IBH, Brasil.
• 2016 – 2016 – Inteligência emocional. (Carga horária: 100h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
• 2015 – 2015 – Hardware. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
• 2015 – 2015 – Android Avançado. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
• 2015 – 2015 – Técnicas de vendas. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
• 2015 – 2015 – Android Básico. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
• 2014 – 2015 – A voz e a fala no telemarketing. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
• 2014 – 2014 – Curso de informática. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
• 2014 – 2014 – Comunicação assertiva. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
• 2014 – 2014 – Adminstração do tempo. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
• 2013 – 2013 – Rede de computadores. (Carga horária: 20h).
Mx Cursos Online, MXCURSOS, Brasil.
• 2005 – 2006 – Processamento de dados. (Carga horária: 47h).
Info Treine, INFOTREINE, Brasil.
Projetos de pesquisa:
2020 – 2020
Os caminhos da demanda e a escuta no psicodiagnóstico interventivo
Descrição: O presente trabalho investiga, através de revisão bibliográfica associada com ilustrações de casos clínicos, de que modo a escuta pode auxiliar na compreensão da demanda inicial durante o psicodiagnóstico. Verificou-se que o exercício da prática de psicodiagnóstico interventivo tendo a escuta como ferramenta possibilita um processo não automático, mas sim reflexivo da prática do psicodiagnóstico e a transformação da demanda inicial como um fator importante para compreensão global do sujeito..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Luan Felipe de Sousa Dantas – Integrante / Débora da Silva Sampaio – Coordenador.
2019
Marcadores Psicofisiológicos das Disfunções Executivas em Universitários com Ansiedade
Descrição: Os Transtornos de Ansiedade são acompanhados por alterações na cognição, aos quais impactam e comprometem a realização das atividades diárias e a funcionalidade de quem apresenta o diagnóstico. As disfunções executivas se remetem a dificuldades em planejamento, controle inibitório, memória operacional, entre outras, que podem prejudicar o desempenho na realização de comportamentos direcionados a metas. O presente estudo tem como objetivo investigar o impacto dos sintomas de ansiedade no funcionamento executivo de estudantes universitários. Além disso investigar a relação de marcadores psicofisiológicos na manutenção das disfunções e gravidade dos sintomas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Luan Felipe de Sousa Dantas – Integrante / Carlos Eduardo Nórte – Coordenador.
2016
Avaliação da influencia da regulação emocional na tomada de decisão.
Descrição: Desde a década de 70, diversos modelos teóricos foram desenvolvidos a fim de entender como os seres humanos tomam as decisões. O modelo tradicional visa definir a tomada de decisões como um processo puramente racional, ao qual a análise de custo e benefício de cada uma das opções conduziria a melhor escolha. Entretanto, nas últimas décadas novos modelos teóricos vem sugerido a importância dos aspectos emocionais nesse processo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luan Felipe de Sousa Dantas – Integrante / Richard Ferreira – Integrante / Gabriel Coutinho – Integrante / Renan Pacheco – Integrante / Carlos Eduardo Nórte – Coordenador.
2016
A influencia da memória operacional na tomada de decisão em universitários.
Descrição: A tomada de decisão é considerada uma função cognitiva fundamental para a interação do indivíduo com seu contexto social. Diariamente as pessoas são requeridas a decidirem entre diversos cursos de ação, envolvendo a escolha entre duas ou mais opções, demandando a análise das características dessas opções e a estimativa de consequências futuras acarretadas pela escolha. A memória operacional se refere a nossa capacidade de manipular informações, armazena-las temporariamente, acessar memórias de longo prazo, confrontando-as com as informações novas que estão sendo recebidas sensorialmente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luan Felipe de Sousa Dantas – Integrante / Richard Ferreira – Integrante / Gabriel Coutinho – Integrante / Renan Pacheco – Integrante / Carlos Eduardo Nórte – Coordenador.
2016
A relação da perspectiva temporal e da regulação emocional em estudantes universitários
Descrição: A projeto estuda a orientação e a direção preferencial dos pensamentos e ações de uma pessoa em relação ao passado, ao presente, ou ao futuro e a influência dinâmica nos seus julgamentos, decisões e ações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luan Felipe de Sousa Dantas – Integrante / Richard Ferreira – Integrante / Gabriel Coutinho – Integrante / Renan Pacheco – Integrante / Carlos Eduardo Nórte – Coordenador.
Prêmios e títulos:
• 2017 – Terceiro lugar na VI Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Produções/Apresentações de trabalho/Participações em eventos:
1. DANTAS, L. F. S.; SAMPAIO, D. S. . Os caminhos da demanda e a escuta no psicodiagnóstico interventivo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra). Encontro Acadêmico – Centro Universitário Celso Lisboa.
2. Ponto de encontro: Interlocuções psicanalíticas. 2019. (Exposição).
3. I Reunião Anual do INCog – Neurociências e Cognição: esforços interdisciplinares.. 2017. (Encontro).
4. VI Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica. Perspectiva temporal e regulação emocional de estudantes universitários. 2017. (Feira).
5. A clínica psico-corporal: reflexões.. 2016. (Encontro).
6. A Psicologia aplicada ao esporte.. 2016. (Encontro).
7. A tragédia de Realengo: um olhar sobre as relações, a violência e a saúde nas escolas.. 2016. (Encontro).
8. Comunicação de más notícias: O que a psicologia tem a dizer sobre o sofrimento no âmbito hospitalar. 2016. (Simpósio).
9. Encontro do serviço de psicologia aplicada – Local. 2016. (Encontro).
10. Jornada do serviço de psicologia aplicada – Psicoterapias corporais. 2016. (Encontro).
11. Lúpus e transplante de medula óssea sob a abordagem médica e psicanalítica.. 2016. (Encontro).
12. Seminário de Iniciação Científica. 2016. (Seminário).
13. Evento Científico da Família Descomplicada – Manejo Clínico na Psicoterapia Infanto-Juvenil – o papel do psicólogo na desconstrução do sujeito idealizado. (Encontro).
Capítulos de livros publicados:
1. NORTE, C. E. ; DANTAS, L. F. S. ; FERREIRA, R. . PERSPECTIVA TEMPORAL E REGULAÇÃO EMOCIONAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS.. In: Profª Drª Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Psicologia: A Ciência do Bem-Estar. 1ed.Paraná: Atena Editora, 2021, v. 1, p. 253-262.
Apresentações de Trabalho:
1. DANTAS, L. F. S.; SAMPAIO, D. S. . Os caminhos da demanda e a escuta no psicodiagnóstico interventivo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
2. NORTE, C. E. ; COUTINHO, G. ; DANTAS, L. F. S. ; PACHECO, R. ; FERREIRA, R. . Influência da memória operacional na tomada de decisão em universitários. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
3. NORTE, C. E. ; COUTINHO, G. ; DANTAS, L. F. S. ; PACHECO, R. ; FERREIRA, R. . Avaliação da influência da regulação emocional na tomada de decisão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
4. NORTE, C. E. ; DANTAS, L. F. S. ; COUTINHO, G. ; PACHECO, R. ; FERREIRA, R. . Perspectiva temporal e regulação emocional de estudantes universitários. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).Patentes e registros
Marca registrada:
1. DANTAS, L. F. S.. Psiconsciência. 2018, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 915211564, título: “Psiconsciência” , Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Busco oferecer um espaço de cuidado em saúde mental e formação continuada em psicologia e psicoterapia para meus pacientes e profissionais, respectivamente.
- Nas linhas acima, apresentei meu currículo e informo que ele está em constante atualização. Buscar informações sobre a experiência do profissional é crucial para os pacientes, garantindo confiança e alinhamento com suas necessidades, promovendo um relacionamento terapêutico eficaz e enriquecedor.